Os 50tões – Turvo/PR

O espetáculo Os 50tões, da Cia Radicalidade, teve sua estréia na cidade de Turvo em 21/02/19. O Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida foi adaptado para a apresentação, em intervenção realizada pelo ator e cenógrafo Fernando Marés. 

A montagem leva em consideração as características dos espaços escolhidos para as performances, buscando renovar as soluções cenográficas em diálogo com a arquitetura encontrada em cada situação.

Realizada no salão paroquial da igreja matriz, um dos desafios na adaptação do espaço para esta apresentação foi a vedação das janelas, possibilitando as condições de luminosidade necessárias para uma performance às 15h.

O engajamento do público na atividade e a participação da comunidade é um dos aspectos fundamentais do projeto. A produção local, coordenada por Mercedes Pilati, ofereceu transporte especial para alunos das escolas municipais e grupos da terceira idade, com apoio logístico da Prefeitura Municipal.

A dramaturgia apresenta um conjunto de cenas que tematizam a aurora da terceira idade através da música, poesia e dança. O espetáculo inclui temas de Bob Dylan, Charvela Vargas, Octavio Camargo, além de nomes tradicionais do samba brasileiro, textos de Herberto Helder, Augusto dos Anjos, Loriot, Simone de Beauvoir, fragmentos do “Estatuto do Idoso”, e mitos consagrados na literatura ocidental, como os mitos de Er e da Roda do Destino, descritos na República, de Platão.

No dia seguinte à apresentação, a Cia Radicalidade ofereceu uma oficina para trinta pessoas da comunidade, possibilitando a troca de experiências e saberes entre o elenco e o público local. No encontro foram desenvolvidos jogos criativos, no intuito de potencializar as habilidades dos participantes nas áreas da música, dança e interpretação teatral.

Elenco

Chiris Gomes
Christiane de Macedo
Eliane Campelli
Fernando Marés
Marisia Brüning
Octavio Camargo
Raquel Rizzo
Rodrigo Augusto Ribeiro

Ficha Técnica

Coordenação do projeto: Raquel Rizzo
Direção geral e música original:
 Octavio Camargo
Direção de movimento: Eliane Campelli
Cenografia: Fernando Marés
Iluminação: Beto Bruel
Operador de luz: Fernando Dourado
Tradução em libras: Jonatas Medeiros
Figurinos: Ranieri Gonzalez
Produção executiva: Clodoaldo Costa
Assistente de produção: Aline Sugi
Técnico de montagem: Luis Santos
Design gráfico: Luiz Rettamozo e Eldo Ferreira
Fotografia e web: Gilson Camargo

Agradecimentos

Aos músicos Denis Mariano, Hélio Brandão, João Mello, Sergio Albach e Odacir Mazzarolo.

A Mercedes Pilati, Andrea Abbud, Angelo Vanhoni, João Luiz Fiani, Felipe Patrício e Viviana Rocha Medeiros, Marianna Holtz, Rosane C. Oliveira (Escrita Rápida Contabilidade), Sônia Gomes, Suela Schüler, Sueli Rocha, e Ursula Schmid.

Apoio

Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL)
Bergerson
Arotubi
Padaria América

Incentivo

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s